domingo, 1 de julho de 2012

RECEITA DE UM GRANDE CAMPEÃO


Na noite de ontem, dia 26 de junho, a SPORTTV apresentou um programa que relembra a primeira grande conquista do GUSTAVO KUERTEN, o nosso Guga. O nome do programa era Guga – 15 anos de Roland Garros.
Eu sempre admirei a força e a vontade imensa desse catarinense e, na sua despedida, escrevi em e-mail, comentando:
“Obrigado, GUGA,
A sua origem brusquense, além de nos mostrar seu caráter, valorizou essa cidade de Santa Catarina, que adotamos e amamos, transformando-a em nossa segunda cidade natal. Que todos sigam o exemplo desse grande rapaz catarinense que mostrou ao mundo que a vida é simplesmente sucesso se você sabe ser humano. Guga é humano e correto. Guga é imortal. Permanecerá, para sempre, em nossas lembranças,  para honra e glória de todos os que tiveram a felicidade de nascer nessa terra, e aos que a adotaram por paixão.”
Em sua entrevista, marcada por risadas descontraídas, explicou que a sua colocação no ranking não lhe permitia sonhar muito alto. Que pela posição ocupada, a 63ª, vencer alguns jogos já seria um feito inesquecível. Além disso, vinha de uma série de insucessos, pois, nas últimas cinco partidas, só conseguira vencer uma.
Só que havia um sonho. Ao entrar pela primeira vez naquele mesmo local, aos quinze anos, ele descobriu que era aquilo que queria para a sua vida. Sonhava em vencer Roland Garros e assim escrever seu nome na história, de forma inédita entre nós.
E iniciou sua jornada contra um adversário mais qualificado e venceu. Venceu ao segundo e foi assim até encontrar, na semifinal, o campeão do ano anterior. Pensou que ter chegado até aquele ponto já seria algo inesquecível. Mas, com a força de seu sonho, com o incentivo de seu treinador, conseguiu forças para vencer mais esse adversário poderoso. Restava apenas a final. E, nela, Guga fez a sua melhor apresentação dentre as tantas que já realizara em sua caminhada. Venceu por três sets a zero. Chorou com o lindo troféu de campeão que, pela primeira vez, um atleta brasileiro erguia.

Essa é a receita que quero deixar aos meus queridos companheiros da AFM. É sonhando que podem chegar ao topo, ao título de campeão brasileiro de lisos, que vocês conseguirão conquistar essa glória que ainda não possuímos.
Sinceramente, eu acredito no sucesso e que vocês têm a capacidade e jogo suficientes para conseguir fazer a mesma coisa que o Guga. Imaginem-se vencendo cada um de seus adversários, usando a sua força interior, sua vontade, sua coragem e jogando da maneira como o fazem em cada partida realizada em nossa sede.
Esqueçam as adversidades, as dificuldades que aparecerão no caminho. Elas vão existir para todos, não só para vocês. Sintam-se poderosos e ficarão surpresos com a força que sairá de dentro de cada um. Lembre-se que o maior aliado de cada um de vocês é você mesmo. Quando vocês se conscientizarem disso, não haverá força no mundo capaz de detê-los. E será nesse momento que o jogo ficará fácil, administrável e propício ao que vocês se propuseram. Sigam, sempre, com vontade imensa de vencer, de ser o campeão, de ser o melhor, de escrever o seu nome com letras garrafais nos anais da glória de nosso esporte.
Se ninguém disser a vocês que é impossível conseguir atingir e realizar seu sonho, vocês conseguirão facilmente. Pensem positivo, não pensem nas dificuldades, pois elas existirão para seus adversários na mesma proporção que aparecem para vocês. Pensem, sim, na possibilidade de tudo dar certo, daquele ser o seu dia da sorte, no qual seu primeiro passo foi com o pé direito, ao sair da cama.
Só quem procede assim consegue realizar aquilo que imaginou. Sem tentar, nada cairá no colo de vocês. Imaginem-se Guga’s, jogando para vencer Roland Garros. E vocês vencerão, tenho certeza absoluta disso tudo.

Até a semana que vem, se Deus permitir.
Sambaquy

8 comentários:

  1. LH.ROZA...
    Amigo AC.SAMBAQUY..
    Espero concluir meu pensamento após ler + 1 vez sua "Coluna", com o seguinte texto:
    A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas. Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão, poderá morrer de saudades, mas não estará só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Rozinha,
      Como escrevi em uma coluna anterior, tenho um milhão de amigos, pois essa é a razão de minha felicidade.
      Pior é quando sabemos que um deles está doente, ou na pior das hipóteses: falece. E em minha faixa de idade, isso torna-se constante, pois a nossa missão na Terra é curta e acaba quando menos esperamos.
      Um grande abraço de quem nunca está só.

      Excluir
  2. É isso aí, meu caro Sambaquy. A injeção de ânimo é válida, porém, Guga é um daqueles fenômenos brasileiros. De tempos em tempos, aparece um. Guga é imortal, assim como Pelé, Maria Ester Bueno, Eder Jofre e mais alguns. Infelizmente, os esportes não são massificados no Brasil, mesmo o futebol. Pior, ainda, é no futebol de botões, visto ainda como brincadeira de criança. Mas a crônica está maravilhosa, como sempre.
    Acrescento que estive, neste sábado, com o nosso amigo comum, Armando Pordeus, que me alegrou ao dizer que você pretende nos visitar. Seria uma honra.
    Foi por essa razão fiz questão que tirasse uma foto conosco, a qual coloquei na Marreta. Abração pernambucano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      O Armando Pordeus não joga com vocês? Por que razão? Ele enviou dois times (Internacional e Caxias) da Regra Pernambucana, com o livro de regras e duas goleiras, além de várias bolinhas. Pensei que ele estava com vocês, apesar de nãop ver o nome deles nas reportagens sobre os prováveis ocupantes da série OURO.
      Um abração.

      Excluir
  3. Meu caro Sambaquy. Armandão não é muito de jogar. O que ele gosta mesmo de fazer é divulgar o botão, seja qual for a regra, se bem que ele em priscas eras se divertia na regra carioca (3 toques), mas aqui no Recife não há seguidores. O bom de tudo é que ele comparece com muita frequência aqui na APFM e também onde houver botão no Estado. Nas vezes em que participou de competições de botãobol (regra pernambucana) ele não teve muita sorte e não conseguia sair da lanterna. Mesmo assim, mostrava todo o entusiasmo. É um gentleman. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Abiud,
      Quando eu estiver por ai, convide ele para participar, pois só assim ele se livrará da lanterna.
      Como o futebol de mesa requer treinamentos para que a mão esteja sempre equilibrada, não acredito que consiga realizar grande coisa entre vocês.
      Um abração.

      Excluir
  4. Meu grande Mestre e Papai Samba,
    Essa coluna é sensacional!
    Como é bom poder começar a semana com a leitura da tua coluna!
    Que Deus te abençoe e que possa ainda nos passar muitos ensinamentos por muitos anos.
    Abração do Filhão.
    Maciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filhão,
      Você é o responsável por ela existir. Enquanto tiver saúde e tempo eu estarei aqui, pintando com as cores mais diversas as histórias acontecidas bem antes de vocês pensarem em futebol de mesa.
      Agradeço a sua intervenção e escreva sempre, pois, para mim é sempre estimulante saber que alguém lê o que escrevo.
      Abração meu filhão.

      Excluir